Icone informações
Quero agendar
uma consulta
Icone informações
Quero mais
informações
Sobre o que você deseja saber?
Preencha os dados abaixo, selecione o assunto deinteresse e receba informações exclusivas!

5 sinais de que a mulher pode ter problemas de fertilidade

5 sinais de que a mulher pode ter problemas de fertilidade

Postado em: 1 de julho de 2016

Alguns indícios podem ajudara mulher a procurar ajuda médica e verificar se há ou não problemas de fertilidade. Confira abaixo alguns dos sintomas.

Antes mesmo de um diagnóstico médico, a mulher pode notar alguns sinais de que o corpo dá de que algo está errado e por isso ela não consegue engravidar.

A infertilidade afeta cerca de 20% de todos os casais do mundo. Em 40% dos casos o motivo tem ligação com a saúde da mulher, enquanto nos demais 40% e 10% a relação é com alterações no organismo masculino ou em ambos, respectivamente.

Confira a seguir alguns indícios que o corpo dá de que é preciso procurar ajuda se o casal deseja ter um ou mais filhos.

5 sinais de que a mulher pode ter problemas de fertilidade

1 – Cólicas – Ter cólicas menstruais muito fortes pode ser um alerta de endometriose. Segundo alguns estudos, aproximadamente 25% a 50% das mulheres inférteis tem endometriose, enquanto de 30% a 50% com a doença são inférteis.

2 – Dor pélvica – Desconfortos no ‘pé da barriga’ podem ter relação com alguma alteração na cavidade abdominal, como inflamação das trompas.

3 – Peso corporal – O excesso de peso, assim como o peso abaixo do ideal podem ser consequência de distúrbios hormonais que vão dificultar o processo de ovulação.

4 – Cirurgias na região do abdômen – Certos procedimento cirúrgicos na região do abdômen ou pélvica estão ligados à formação de aderências nas trompas e consequentemente infertilidade.

5 – Vícios – O consumo excessivo de bebida alcoólica, assim como o hábito de fumar estão diretamente relacionados a casos de infertilidade tanto na mulher, quanto no homem.

Se o casal não consegue engravidar mesmo tendo relação sexual ativa em um período de um ano e a mulher apresentar algum dos indícios acima procura ajuda de um profissional para tratar o quanto antes o motivo da infertilidade.

Fonte: Joji Ueno, ginecologista, doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP, diretor e fundador da Clínica GERA (São Paulo e Campo Grande).