Segundo um estudo da Universidade de Copenhagen, sim.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao registrar que de cada dez casais com dificuldade em engravidar, quatro não apresentavam nenhum problema de infertilidade e mesmo assim, não conseguiam confirmar uma gestação.
Os médicos alertam que o estresse tem ligação com as regiões nervosas reguladoras de hormônios e podem interferir nas funções ovarianas e até alterar o ciclo menstrual. No homem, o estresse pode reduzir a qualidade de esperma e volume do sêmen.
Casais que passam por um tratamento de reprodução assistida podem desencadear fatores de estresse devido à expectativa de uma gestação.
Mas cuidado, no auge do problema, a pessoa pode sentir palpitações, dores musculares, sensação de falta de ar, tontura, suor excessivo, extremidades frias e fadiga intensa. Caso você perceba que está muito estressado converse com o seu especialista para controlar essa sensação.
Joji Ueno é Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, Ex – Fellow do The Jones Institute for Reproductive Medicine, Norfolk, EUA e diretor e fundador da Clínica GERA. Desde 1993 ajudando a restaurar a fertilidade e a formar famílias.
CRM 48.486
Locais onde o Dr. Joji Ueno Contribui com conteúdo: