A fertilização in vitro (FIV) começa na administração de hormônios no segundo dia do ciclo menstrual, geralmente são injeções para promover o crescimento dos folículos ovarianos, realizam-se controles ultrassonográficos em consultórios e depois, por volta do décimo dia, determina-se o dia captação em um laboratório de FIV (retirada dos óvulos de dentro dos folículos).
Colocam-se os melhores espermatozoides junto com óvulos no caso da FIV clássica ou procede-se a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Na ICSI, um único espermatozoide é introduzido dentro de um óvulo para que ocorra a fertilização. No dia seguinte à retirada do óvulo e ICSI, observa-se a fertilização. A paciente pode programar o dia da transferência dos embriões entre 2 a 6 dias após a retirada de óvulos. Solicita-se o exame de sangue para ver se ficou gravida, para 14 dias após a retirada dos óvulos.
Joji Ueno é Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, Ex – Fellow do The Jones Institute for Reproductive Medicine, Norfolk, EUA e diretor e fundador da Clínica GERA. Desde 1993 ajudando a restaurar a fertilidade e a formar famílias.
CRM 48.486
Locais onde o Dr. Joji Ueno Contribui com conteúdo: