
Postado em: 5 de julho de 2017
Atualizado por Dr. Joji Ueno em 5 de julho de 2017
As malformações uterinas, congênitas ou adquiridas, são alterações defeituosas nos órgãos genitais durante a vida intrauterina, que podem diminuir as chances de gravidez tanto para concepção natural, quanto em tratamentos. Manifestam-se de diversas formas, desde um fino septo dentro da cavidade até a duplicidade do útero. Muitas mulheres relacionam esta anomalia do útero […]
As malformações uterinas, congênitas ou adquiridas, são alterações defeituosas nos órgãos genitais durante a vida intrauterina, que podem diminuir as chances de gravidez tanto para concepção natural, quanto em tratamentos.
Manifestam-se de diversas formas, desde um fino septo dentro da cavidade até a duplicidade do útero. Muitas mulheres relacionam esta anomalia do útero à infertilidade que, normalmente, está ligada a fatores como idade, tabagismo importante, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, ganho e perda de peso, além de algumas doenças.
O ginecologista Dr. Joji Ueno, explica que essa anomalia geralmente não impede a gravidez, porém, devido a um prejuízo no transporte do espermatozoide pode causar complicações na fertilidade ou, até mesmo, dificultar a permanência do bebê durante os nove meses de gestação. “Infelizmente, o diagnóstico de malformação uterina é feito após perdas fetais iniciais ou dificuldade para engravidar. Por isso, é importante a avaliação ginecológica antes da tentativa da concepção”, alerta o médico.
Segundo o médico, para o diagnóstico preciso das malformações uterinas pode-se lançar mão da ultrassonografia (USG) transvaginal que pode fazer a suspeita da alteração, a histerossalpinografia (RX com contraste do útero e tubas) que é um exame antigo, mas muito útil, a USG 3-D e ressonância magnética.
Joji Ueno é Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, Ex – Fellow do The Jones Institute for Reproductive Medicine, Norfolk, EUA e diretor e fundador da Clínica GERA. Desde 1993 ajudando a restaurar a fertilidade e a formar famílias.
- Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP Título de Habilitação em Vídeo-Laparoscopia pela FEBRASGO;
- Título de Habilitação em Vídeo-Histeroscopia pela FEBRASGO;
- Título de Habilitação em Vídeo-Laparoscopia pela SOBRACIL; Diretor da Clínica GERA;
- Responsável pelo Setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês;
- Orientador da Pós-graduação Strito Sensu da Faculdade de Medicina da USP (2000-2005);
- Fellow do The Jones Institute for Reprodutive Medicine, Eastern Virginia Medical School, Nortfolk – Estados Unidos da América ( 1990);
- Autor do livro Cirurgia Vídeo-Endoscópica em Ginecologia.Livraria Roca –1996 ( 384 páginas );
- Autor do cd-room Atlas Interativo de Vídeo-Endoscopia em Ginecologia, 1997;
- Diretor do Serviço de Endoscopia ginecológica do Hospital Pérola Byington , 1997- 1998; Revisor da revista The Journal of the American Association of Gynecologic Laparoscopists (2001-2004).
CRM 48.486
Locais onde o Dr. Joji Ueno Contribui com conteúdo:
- https://www.terra.com.br/noticias/dino/ginecologista-dr-joji-ueno-responde-principais-duvidas-sobre-preservacao-da-fertilidade,99423dc5cadd364a46e789cf2a5a69909s5ktgd7.html
- https://www.minhavida.com.br/especialistas/21805-joji-ueno
- https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Ginecologista,-Dr.-Joji-Ueno,-responde-principais-d%C3%BAvidas-sobre-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-fertilidade.aspx