Icone informações
Quero agendar
uma consulta
Icone informações
Quero mais
informações
Sobre o que você deseja saber?
Preencha os dados abaixo, selecione o assunto de interesse e receba informações exclusivas!

Como Engravidar de Menino: Métodos Científicos e Outras Táticas

Como Engravidar de Menino: Métodos Científicos e Outras Táticas

Postado em: 16 de junho de 2020

Atualizado por danijardim em 16 de junho de 2020

Corrigido por Luciana Embriologista. Você sabe como engravidar de menino? As expectativas ao tentar engravidar são sempre muito grandes. E muita gente, mesmo antes da concepção, já tem uma preferência declarada por um determinado sexo.  Cientificamente falando, o que determina o sexo do bebê são os gametas masculinos X e Y, pois a mulher possui […]

Corrigido por Luciana Embriologista. Você sabe como engravidar de menino? As expectativas ao tentar engravidar são sempre muito grandes. E muita gente, mesmo antes da concepção, já tem uma preferência declarada por um determinado sexo. 

Cientificamente falando, o que determina o sexo do bebê são os gametas masculinos X e Y, pois a mulher possui apenas o gameta do tipo X. Então, para que o bebê seja do sexo masculino, será preciso que um gameta Y do pai ferilize o óvulo da mãe, resultando no cromossomo XY, que representa um menino. 

Embora não seja possível ter 100% de chance de se obter um determinado sexo na concepção, existem alguns métodos comprovados pela ciência que podem aumentar as chances de um espermatozoide Y chegar ao óvulo.

Há inclusive um professor e estatístico britânico, David Spiegelhalter, que possui uma teoria de que quanto mais relações sexuais o casal tiver, maiores são as chances de engravidar de um menino.

Além disso, existem inúmeros truques e simpatias, sem comprovação científica ou respaldo médico, que prometem ensinar como engravidar de menino. Como por exemplo, mudar a dieta, consumir certos alimentos, rituais pré-relação e até investir em uma posição sexual específica.

Ficou curiosa? Selecionamos abaixo alguns métodos comprovados cientificamente e estudos, assim como outras dicas e simpatias para você saber como engravidar de menino.

Vamos lá!

Como engravidar de menino, o que diz a ciência?

bebê menino de boca aberta e assustado

Por mais incrível que pareça, existe como engravidar de menino.

Há vários anos atrás, em meados dos anos 60, o médico norte-americano Landrum Shettles lançava no Brasil pela Ed. Larousse, o seu livro “Como Escolher o Sexo do seu Bebê”.  Logo o livro se tornou um grande “best-seller” por divulgar métodos naturais para aumentar as chances de engravidar de menino ou de uma menina. 

De acordo com o autor, espermatozóides que carregam o cromossomo Y (os que dão origem aos meninos) são mais leves e mais rápidos que os espermatozóides de cromosso X (que dão origem à menina), mais pesados, porém mais resistentes, podendo durar mais tempo dentro da cavidade uterina.

Portanto, segundo a teoria do médico, o casal que deseja engravidar de menino precisa ter relações sexuais no dia da ovulação da mulher, para que os espermatozóides de cromossomo Y pudessem chegar antes ao óvulo. 

Já no caso de relações após a ovulação, as chances de engravidar de menina seriam maiores, visto que os espermatozoides X mais resistentes sobreviveriam por mais tempo.

No entanto, a orientação não tem como garantir que a fertilização seja realizada por um ou outro espermatozóide e cromossomo específico durante a fecundaçãonatural. Sendo assim, a técnica não possui qualquer eficácia do ponto de vista prático e científico.

Mesmo assim, há quem deseja tentar. De qualquer forma, é preciso ter certeza do período fértil para transar no dia exato da ovulação. Para isso, observa-se com atenção os sinais emitidos pelo corpo, como a liberação de uma secreção vaginal viscosa e um aumento da temperatura corporal – medida diariamente pela manhã, para identificar a a diferença durante o período fértil. 

Existem também testes que podem ser encontrados em farmácias e um exame de ultrassom, realizado para sinalizar a ovulação em clínicas de reprodução assistida. Para se tornar mãe de um menino, então, o ideal seria.

Estudos com base em estatísticas

esquema mostrando espermatozóides chegando a um óvulo

Há estudos sobre como engravidar de menino baseados em estatísticas.

O pesquisador e professor britânico David Spiegelhalter, através de uma série de associações históricas, concuiu em seu estudo que quanto mais sexo, maior são as chances de engravidar de menino.

Segundo a sua teoria, Spiegelhalter acredita que meninos costuma nascer em mior quantidade em períodos de muito sexo entre os casais, sendo que o nascimento de meninas é mais frequente em épocas de estresse.

Para comprovar a sua teoria, foram analisados dados sobre a quantidade de nascimentos de meninos e meninas no Reino Unido desde 1828. Durante a pesquisa, o professor percebeu que, em períodos de maior estresse, como os anos de guerra e crise econômica, o número de meninas aumentava. 

Por outro lado, em épocas de maior prosperidade, em que os casais costumam fazer mais sexo, o número de bebês do sexo masculino era maior.

Mas como isso foi possível constatar?

O professor observou dois picos de nascimento de bebês do sexo masculino, nos anos 1919 e 1944, preríodo equivalente às etapas finais da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

Para esse período, o aumento do nascimento de meninos foi explicado como resultado da atividade hormonal dos pais, que possuem mais chances de conceber meninos com relações no início do ciclo menstrual da mulher. 

Como o pico fértil acontece cerca de dois dias antes da ovulação, quando os casais têm uma mior quantidade de relações sexuais, há maior probabilidade de a mulher engravidar antes de alcançar esse período, o que aumentaria as chances de conceber um menino.  

Sendo assim, nos períodos pós-guerra, os casais que ficaram separados nesse pe’riodo, ao se reencontrarem, teriam um aumento na atividade sexual, o que contribuiria para o nascimento de mais meninos.

Já para justificar o contrário, a associação entre períodos de estresse e o maior nascimento de meninas, o professor fez um levantamento sobre o número bebês nascidos na época do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, nos Estados Unidos, além de outras pesquisas realizadas em períodos de fortes crises econômicas. 

Uma pesquisa realizada na Califórnia, entre 1989 e 2001, por exemplo, demonstra que os abortos espontâneos de fetos masculinos são mais frequentes em períodos de alto índice de desemprego. 

Ou seja, quando a gravidez passa por momentos de estresse, há uma tendência maior para o nascimento de mais meninas. Embora essa teoria não tenha bases científicas, apenas estatísticas, isso é bastante curioso.

Como engravidar de menino pela ciência

Existem alguns fatores que podem influenciar em como engravidar de menino.

Existem alguns fatores que podem influenciar em como engravidar de menino.

Não existem muitos estudos sobre a influência de fatores externos sobre a determinação do sexo do bebê, além da genética, principalmente do ponto de vista científico e natural. 

No entanto, ainda é possível considerar algumas estratégias que podem aumentar as chances de ter um menino, embora não exista garantias da sua eficácia:

1. Fazer sexo próximo à data de ovulação

Como já foi dito anteriormente, uma das formas de aumentar a probabilidade de engravidar de menino, é tendo relação sexual o mais próximo possível ao dia da ovulação da mulher. Isso significa que a relação sexual deve acontecer no dia anterior à ovulação ou no próprio dia, durante as primeiras 12 horas.

Isso porque os espermatozoides que carregam o gene Y (para meninos) são mais ágeis e podem chegar mais rápido ao óvulo do os que carregam o gene X (para meninas). 

Outro motivo é que os espermatozoides masculinos são mais frágeis e morrem mais rápido do que os femininos, por isso a relação também não deve acontecer muito tempo antes da ovulação, para evitar que apenas cromossomos X estejam vivosno ato da fecundação. 

Em média, o espermatozoide masculino vive cerca de 24 horas; já o feminino dura cerca de 72 horas. O difícil mesmo é saber o dia exato da ovulação. Mulheres com ciclos regulares de 28 dias, costumam ovular 14 dias após o primeiro dia da menstruação. 

Já mulheres com ciclos irregulares têm mais dificuldade em saber o dia exato, podendo calcular o período fértil contando três dias antes e três dias depois da ovulação, sempre observando os sinais de alterações no corpo.

2. Aumentar a ingestão de potássio e sódio

Existem estudos que comprovam que para engravidar de menino deve-se incluir na dieta maiores quantidade de alimentos ricos em sódio e potássio, por cerca de 9 semanas antes da ovulação. 

Eles vão ajudar a preparar o seu corpo para aumentar as chances de uma concepção de meninos. Para isso, você deve consumir abacate, banana, carnes, leite, ovos, além de cereais, como arroz, milho, feijão, trigo, aveia, quinoa e amendoim. 

Este tipo de alimentação muda o pH sanguíneo, fazendo com que ele fique mais alcalino, um ambiente mais propício ao cromossomo Y, o que favorece a concepção de um menino!

Essa teoria foi comprovada por um estudo feito no Reino Unido, com mais de 700 casais; por outra pesquisa feita na Holanda, em 2010; e uma última no Egito, em 2016, onde mulheres que fizeram uma dieta mais rica em potássio e sódio obtiveram taxas de sucesso superiores a 70% em engravidar de menino. 

Embora não se saiba qual o mecanismo que leva a alimentação a influenciar o sexo do bebê, o estudo feito no Egito sugere que os altos níveis desses minerais podem interferir na membrana do óvulo, aumentando a atração por espermatozoides do tipo Y.

No entanto, é importante atentar para o consumo exagerado de sódio, que pode aumentar a pressão arterial e hipertensão, além de complicações na futura gravidez.

3. Fazer sexo no dia de pico ou 2 dias seguintes

Um estudo feito na Nigéria em 2011 afirma que ter relações no dia de pico ou nos 2 dias seguintes pode ser uma estratégia de como engravidar de menino. Esse é um conceito apresentado com o método de Billings, uma forma natural de avaliar período fértil da mulher através das características do muco vaginal. 

Segundo o método, o dia de pico representa o último dia em que o muco vaginal está mais líquido, por cerca de 24 a 48h antes da ovulação. Por isso, o método vai de encontro com a estratégia de ter relações perto da ovulação.

A explicação por trás do método também está relacionada à velocidade dos espermatozoides do tipo Y, que conseguem chegar mais rápido ao óvulo. Por outro lado, assim como no método da ovulação, não se deve ter relações antes do dia de pico, já que os espermatozoides Y não podem sobreviver por muito tempo.

Como engravidar de menino sem comprovação científica

Há também como engravidar de menino sem comprovação científica.

Há também como engravidar de menino sem comprovação científica.

Além dos métodos acima, há uma porção de outras estratégias popularmente conhecidas e difundidas por anos a fio, desde que as avós de nossas avós eram mocinhas. 

Dentre dietas a fórmulas secretas e simpatias, nenhuma delas possuem qualquer tipo de comprovação científica. 

Mas se o seu desejo é saber como engravidar de menino, não custa nada tentar. Afinal, não há contraidicação ou risco à sua saúde ou do bebê.

Veja só:

1. Comer muita carne vermelha

Existem vários estudos que indicam que a alimentação da mulher pode ajudar a engravidar e ainda determinar o sexo do bebê. No entanto, os principais estudos sobre como engravidar de menino ou menina se concentram no consumo de alguns minerais específicos, como cálcio, sódio, magnésio ou potássio. Portanto, não há provas de que o consumo de carne vermelha possa aumentar as chances de engravidar de menino.

Tal afirmação vem do fato de que algumas carnes vermelhas, como a vitela, o boi ou o cordeiro possuem uma maior concentração de potássio, o que seria propício para aumentar as chances de nascer menino.

No entanto, o consumo exagerado de carne vermelha não é uma boa indicação para a saúde, sendo a melhor opção o consumo de outros alimentos ricos em potássio.

2. Atingir o orgasmo antes ou ao mesmo tempo que o parceiro

Este é um método popular que se baseia no fato de que durante o orgasmo, a mulher libera uma secreção que ajuda os espermatozóides do tipo Y a chegar primeiro no óvulo, já que são naturalmente mais rápidos. No entando não há nenhuma comprovação ou estudo que confirme este método como eficaz.

3. Usar a tabela chinesa

A tabela chinesa é muito usada pela mulher já grávida para tentar descobrir o sexo do bebê. Porém, h pessá quem acredite que dê para utilizá-la para saber como engravidar de menino ou menina. 

Para utilizá-la dessa forma é preciso primeiro descobrir a sua idade lunar, sendo a sua idade em que engravidou + 1. Caso tenha nascido em janeiro ou fevereiro, não se soma o número 1. Depois, basta saber em qual mês você engravidou e verificar na tabela, dividida em cores azul para menino e rosa para menina nos números correspondentes.

Embora essa tabela chinesa tenha sido muito usada como um método popular e caseiro para selecionar o sexo dos bebês, um estudo feito na Suécia entre 1973 e 2006 não conseguiu comprovar a eficácia no uso deste método.

4. Posição sexual específica

Essa é outra estratégia sem comprovação, mas muita gente acredita que algumas posições no sexo podem ajudar a como engravidar de menino. Nesse caso, quanto mais profunda e mais próxima do útero for a penetração, melhor, já que isso vai facilitar a entrada dos espermatozoides Y mais rápidos. Portanto, o tradicional “papai e mamãe” é uma das melhores posições opção, embora não existam estudos que comprovem o método.

5. Aumentar o consumo de cafeína do parceiro

Enquanto a cafeína é contraindicada na gravidez, algumas pessoas acreditam que ela pode ajudar a engravidar de menino. A substância pode turbinar os espermatozoides Y, facilitando a chegada deles ao óvulo.

Portanto, o seu parceiro deve consumir bebidas que contenham a substância, como café, chá preto, chá mate, coca-cola e até mesmo um chocolate no dia em que vocês tentarem engravidar.

6. Ter relações à noite em dias ímpares

Essa dica é mais uma simpatia que uma estratégia. Muita gente acredita que ter relações sexuais no período da noite e em dias ímpares pode ajudar a como engravidar de menino. Não existe uma explicação científica para isso, mas dizem que de noite o clima é mais ameno e mais propício para a concepção de meninos. 

Outra simpatia é fazer com que o homem tome a iniciativa da relação, além dele ter que usar roupas íntimas mais largas, que promovam a respiração da pele e mantenha a temperatura da região mais amena para não danificar a produção de espema.

7. Fazer ducha com bicarbonato de sódio

Os gametas masculinos têm preferência por ambientes alcalinos. Uma boa dica é fazer uma ducha vaginal cerca de duas ou três horas antes da relação, usando duas colheres de chá de bicabornato de sódio dissolvidas em um litro de água. Isso ajuda porque os gametas masculinos preferem ambientes alcalinos e o bicarbonato ajuda a controlar a acidez natural dessa região feminina.

8. Ter relações em lua cheia

Essa é outra simpatia de como engravidar de menino, só que utilizando a lua cheia. Para fazer, você deve acender uma vela dourada para Santa Maria, Mãe de Deus, na primeira noite de lua cheia, após às 23:00h, pedindo que lhe conceba um menino. Repita o mesmo procedimento por sete noites seguidas, sempre no mesmo horário. Se a vela apagar, jogue-a em água corrente e a substitua por outra.

9. Comprar sapatinhos de lã azul

Essa é uma simpatia feita para Cosme e Damião que consiste em comprar um par de sapatinhos de lã azuis e enchê-los com algodão. Depois, você deve guardar os sapatinhos e uma gaveta e oferecer de presente aos santos. Há quem reforce a simpatia promovendo uma festa ou dando presente às crianças carentes, protegidas de São Cosme e Damião.

Bem, depois de saber de tudo isso, se você já estiver grávida e tentar todas ou uma ou outra estratégia citada aqui, relaxe e curta a sua gravidez. Afinal, é um período maravilhoso, de muito aprendizado e doação, independente do sexo do bebê.