Dieta rica em gordura aumenta risco de endometriose

mar 20, 2011   //   por Clínica GERA   //   Imprensa  //  Sem Comentários

A doença é tema recorrente entre mulheres, porque além de causar dor durante a relação sexual e alterações intestinais durante a menstruação, também está associada às dificuldades para engravidar, após um ano de tentativas sem sucesso.

Uma nova pesquisa – A prospective study of dietary fat consumption and endometriosis risk – (algo como “Um estudo do consumo de gordura na dieta e o risco de endometriose”), publicada no jornal Human Reproduction, sugere que as mulheres cujas dietas são ricas em alimentos que contenham óleos Ômega-3 podem ser menos propensas a desenvolver endometriose. Já aquelas cujas dietas são fortemente carregadas de gorduras trans são mais propensas a desenvolver a doença.

O estudo é o maior já feito para investigar a ligação entre a dieta e o risco de endometriose e o primeiro estudo prospectivo a identificar um fator de risco modificável para a doença.

Segundo Stacey Missmer, autora do estudo e pesquisadora da Harvard University, as mulheres que consumiam mais ácidos graxos Ômega-3 tiveram 0,78% menos chances de serem diagnosticadas com endometriose em comparação com aquelas que tiveram um menor consumo de Ômega-3. As que consumiam uma maior quantidade de gordura trans aumentaram em 1,44% o risco de desenvolver endometriose.

Para os pesquisadores americanos, mais importante do que saber a quantidade total de gorduras da sua dieta é essencial saber o tipo de gordura que é ingerida (trans x Ômega-3). E para isto, o estudo reuniu dados de cerca de 120.000 enfermeiras dos EUA, com idades entre 25-42 anos, que não tinham sido diagnosticadas (nem clinicamente, nem cirurgicamente) como portadoras de endometriose, no início do estudo.

Os pesquisadores coletaram informações detalhadas sobre a dieta destas mulheres por mais de 12 anos, bem como das participantes que foram diagnosticadas e das que não foram diagnosticadas com endometriose. Assim, puderam constatar que a influência dos ácidos graxos sobre a produção de prostaglandinas e sobre a resposta inflamatória do corpo foi mais prevalente nas mulheres cujas dietas continham mais Ômega-3, o que as protegeu contra a endometriose.

Por outro lado, comprovou-se também a hipótese de que mulheres que seguem dietas com uma maior prevalência de gordura trans têm um risco maior de serem diagnosticadas com endometriose, o que realmente aconteceu.

“O estudo americano nos revela que a endometriose, assim como muitas doenças crônicas, também apresenta fatores de risco. Os estudos epidemiológicos realizados em todo o mundo têm sido fundamentais na identificação de fatores de estilo de vida que podem contribuir com o aparecimento da doença. E assim como os médicos já fazem recomendações sobre o estilo de vida, visando prevenir doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer, é hora de acreditarmos que os fatores modificáveis também podem ser identificados no campo da saúde reprodutiva, visando a redução dos casos de infertilidade”, diz o Prof. Dr. Joji Ueno, ginecologista, diretor da Clínica Gera.

FONTE: BONDE

Deixe um comentário

Nosso arquivo de Notícias

Encontre o que você procura

Folder Institucional

Baixe nosso folder institucional e conheça mais a respeito da Clínica GERA (arquivo em PDF, para baixar o Adobe Reader clique aqui)

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias sobre a Clínica GERA.

Coluna Minha Vida

Acesse a coluna do Dr. Joji Ueno no site Minha Vida.

Conheça o Instituto